terça-feira, 19 de dezembro de 2017

CORDEL, MÚSICA E TEATRO

(Reprodução de fotos do site do IENH)

SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO: CORDEL DE ARIEVALDO VIANA É UTILIZADO EM MONTAGEM TEATRAL POR ALUNOS DE NOVO HAMBURGO-RS


Obra de Shakespeare inspira cordéis e peça teatral na Unidade Pindorama

Alunos bilíngues dos 5ºs anos interpretaram Midsummer Night´s Dream - Sonho de Uma Noite de Verão - Shakespeare e os Cordéis



Língua Portuguesa, Inglês Aplicado, Música e Artes. Esses foram os componentes curriculares envolvidos no projeto interdisciplinar do 5º ano A do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama, da cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Na montagem, foi utilizada a adaptação em CORDEL da obra “Sonho de uma noite de verão” de William Shakespeare, pelo cordelista cearense Arievaldo Vianna, em livro publicado pela Editora Amarylis, em 2013. A obra foi quem inspirou os alunos no planejamento e produção do trabalho.

Nas aulas de Língua Portuguesa, com a Professora Carolina Müller, a obra foi trabalhada na forma de cordel através do livro “Sonho de uma noite de verão em cordel”, escrito pelo cordelista Arievaldo Viana. Nas aulas de Inglês Aplicado com foco em Artes, os alunos ouviram a história “Midsummer Night´s Dream” contada pela Professora Janaína Menezes através do texto de William Shakespeare.




Após as primeiras pesquisas, os alunos entraram em contato com o mundo das artes da Grécia antiga, a vida de Shakespeare e sua importância na literatura inglesa e no teatro. Desta forma, em conjunto com a Professora Janaína, agregaram o texto de cordel do autor Arievaldo Viana como narrativa e criaram falas para uma montagem teatral. Com a Professora Carolina, os estudantes listaram as personagens da história e foram desafiados a criarem um cordel contando sobre cada personagem e sua participação na história. Para isso, estudaram a métrica, rimas e o vocabulário adequado para produção dos cordéis.

No dia 13 de dezembro, através da apresentação da peça teatral Midsummer Night´s Dream - Sonho de Uma Noite de Verão em Cordel, a turma teve a oportunidade de compartilhar tudo que aprendeu com os seus familiares, Núcleo Pedagógico da Unidade e a Direção da escola. A medida em que a história era contada, por diversos locais da escola, os alunos encenavam e guiavam o público. A Professora Janaína narrava a história em cordel, enquanto os alunos realizavam os diálogos em Inglês. A montagem contou com uma trilha de músicas tocadas com instrumentos que remetiam à cultura nordestina, origem da literatura de cordel, que foi criada e executada pela turma e pela Professora Daniella Neres.

Ao final da peça teatral, os estudantes entregaram para suas famílias o “Cordel em Caixa”. Todos os cordéis produzidos pelo 5º ano A foram impressos e reunidos em uma caixa para serem compartilhados. Nas obras elaboradas, a Professora Rita Mosmann também desenvolveu a técnica de ilustração por meio da xilogravura, que também está presente no gênero literário de cordel.

“Os alunos tiveram protagonismo total na montagem da peça teatral, música e escrita dos seus cordéis, além de apresentaram de forma inovadora, utilizando os locais da escola como espaços de arte. A turma desenvolveu a criatividade, colaboratividade, iniciativa, desejo por ler, escrever e atuar em teatro”, destaca a Professora Janaína.


FONTE: https://educacaobasica.ienh.com.br/br/obra-de-shakespeare-inspira-cordeis-e-peca-teatral-na-unidade-pindorama



PARA QUEM ESTÁ INTERESSADO EM ADQUIRIR A OBRA: https://www.manole.com.br/sonho-de-uma-noite-de-verao-em-cordel/p

Nenhum comentário:

Postar um comentário