quarta-feira, 13 de julho de 2016

FESTA DE GADO NO SERTÃO

Missa do Vaqueiro em Caridade-CE

ABOIOS E VAQUEJADAS NA NOVELA VELHO CHICO

Ontem de manhã postei no facebook uma nota sobre a visita que a produção da novela VELHO CHICO, da Rede Globo de Televisão, fará aos municípios de Caridade e Canindé no próximo final de semana a fim de gravar algumas cenas com os nossos VAQUEIROS. Eu nunca pensei que um SIMPLES AVISO pudesse causar tanto interesse e tantos comentários. Tudo começou quando fui procurado por um amigo de velhas datas, o poeta baiano Marco Haurélio, escritor, folclorista, pesquisador e poeta da chamada Literatura de CORDEL para ajudar a divulgar esta notícia. Marco Haurélio reside atualmente em São Paulo e trabalha como consultor da novela VELHO CHICO.


Vaqueiro - quadro do pintor canindeense Fabiano Chaves

O AVISO dizia mais ou menos o seguinte:

“A produção da novela VELHO CHICO, da Rede Globo de Televisão, faz um convite aos diversos vaqueiros do Sertão Central. O objetivo é reunir cerca de 200 vaqueiros, trajados a rigor na vestimenta tradicional, para gravação de uma pega de boi na caatinga. Não se trata, obviamente, do esporte que hoje é conhecido como "vaquejada" e sim da atividade tradicional do vaqueiro, que vem desde os tempos do Brasil Colônia, o trato entre o vaqueiro e o gado em seu habitat natural. Os participantes deverão usar a indumentária tradicional, que é composta de gibão, chapéu de couro, perneiras e outros artefatos de couro.
Além das cenas com os vaqueiros a produção da novela quer ainda gravar um momento de descontração dos vaqueiros em um forró pé de serra. Os contatos com a produção foram intermediados pelo poeta Marco Haurélio. Apresentamos algumas alternativas de espaço para gravação, dentre as quais a Fazenda Serrote, em Caridade. A produção de Velho Chico deve chegar ao Ceará na próxima sexta-feira, 15/07. As filmagens devem ocorrer no sábado, 16/07.
Vaqueiros de Caridade, Canindé, Paramoti, Itatira, Madalena, Quixeramobim, Quixadá, Boa Viagem, Choró, Morada Nova e municípios adjacentes podem participar.
A novela VELHO CHICO vem promovendo o resgate da legítima cultura popular nordestina. A Prefeitura de Caridade apoiará a iniciativa e convida os vaqueiros da região para abrilhantar esse momento.”



Lançamento do livro O BEABÁ DO SERTÃO NA VOZ DE GONZAGÃO

O BEABÁ DO SERTÃO...

No meu caso específico estou apenas dando uma modesta contribuição no sentido de divulgar e incentivar os valores culturais do nosso sertão. Minha amizade com os vaqueiros de Canindé não é de ontem... Sempre admirei e tentei incentivar o trabalho de Dona Dina, mestra da Cultura, e também de Marçal, Pedro Uchoa, Cosme Paulino, Joãozinho Caruca e tantos outros que mantêm essa tradição viva em nossa região. Quando do lançamento de meu livro O BEABÁ DO SERTÃO NA VOZ DE GONZAGÃO, que fiz em parceria com Arlene Holanda, livro este adotado pelo Ministério da Educação através do PNBE/2012 (Programa Nacional da Biblioteca na Escola), publicado pela Editora ARMAZÉM DA CULTURA, fiz questão de convidar, como sempre tenho feito, nossos artistas populares. Naquela ocasião tive a felicidade de contar com a presença da banda CACIMBA DE ALUÁ, do amigo Dilson Pinheiro, dos repentistas Zé Maria de Fortaleza e Geraldo Amâncio e também um grupo de VAQUEIROS E ABOIADORES de Canindé.


Vaqueiros de Canindé no Centro Cultural DRAGÃO DO MAR


Mesa de lançamento do livro, no Dragão do Mar


A partir de um simples aviso postado no facebook fiquei surpreso com a imensa repercussão que o mesmo atingiu.  Já temos cerca de 700 compartilhamentos e centenas de curtidas! Aproveito para agradecer, de coração, a todos os amigos(as) que espontaneamente compartilharam e divulgaram a informação.  Creio que os vaqueiros autênticos da nossa região (ou seja, aqueles que possuem trajes tradicionais - gibão, perneira, guarda-peito, chinelo e chapéu de couro) foram avisados ou pelo menos ouviram o galo cantar.
Gostaria de esclarecer que eu não tenho nada a ver com o roteiro e muito menos com a escolha dos locais de filmagem, apenas estou transmitindo a informação a pedido de um amigo. A produção da novela chegará na quinta-feira e se encarregará do resto.

De resto, lanço mão do velho dito popular: “PORTADOR NÃO MERECE PANCADA”.

Missa do Vaqueiro, em Caridade-CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário